top of page
Gun Powder

Rotina de estudos parte I

  • Sgt X
  • 6 de jun. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2024

Para passar com riqueza de detalhes o que aconteceu na minha vida nesses últimos anos, vou começar a relatar desde a época que estudava para o concurso. Minha rotina, o que me motivava e quando a motivação virou um hábito difícil de ser largado. No início do ano de 2020, ainda durante os rumores sobre a Covid-19, eu já tinha feito 18 anos e tinha que passar pelo Tiro de Guerra (serviço obrigatório). Para quem não sabe, nas cidades pequenas que não possuem quartel do exército existem os Tiros de Guerra (TG) que nada mais é que uma “companhia” ou um quartel pequeno com um efetivo reduzido comandado geralmente por um subtenente ou um 1° Sargento.

Eu já tinha ouvido falar na prova da ESA quando estava no ensino médio e na época chamou minha atenção, mas não dei tanta importância pois estava estudando para o concurso de soldado da Polícia Militar, e já tinha feito e reprovado no concurso de oficial da PM.

Voltando para o ano de 2020, a Covid-19 estava ganhando força e estava na época de me alistar no TG. No começo, como toda pessoa, fiz alguns planos de rotina com muita garra e determinação, queria cumprir rigorosamente conforme o planejado. Acordaria às 4:50 da manhã, me arrumava e partia com uma Biz apelidada por mim de Janete que pertencia a minha mãe, sairia do TG às 7:00, ia para casa, tomava um banho e estudaria até às 22:00. Poxa! Era o plano perfeito, só tinha uma incógnita que fez com que esse plano desse errado... Eu sou ser humano e ser humano é fraco. Mesmo sabendo o que tinha que fazer para conseguir chegar no meu objetivo final, não fazia por causa de falta de DISCIPLINA. Então, ao longo desse Blog vocês vão descobrir algumas coisas sobre nós, como o desprezo/pena que passamos a sentir por pessoas com falta de disciplina e não sei se foi o exército que fez isso, acho que mesmo não servindo acabaríamos ficando assim, porque isso foi um sentimento que nos forçamos a ter. Então leve isso para a vida:


Você sabe o que tem que fazer, apenas não faz”.


               Começou minha rotina, primeira semana estava indo tudo certo e conforme o planejando, única alteração foi que ao voltar do Tiro de Guerra eu dormia até umas 10 da manhã, tirando isso o resto do dia conseguia estudar. Estudar das 10:00 horas até 22:00 horas não é pra quem está começando a vida de concurseiro, então a menos que você seja um robô não faça isso, não ache que você é diferente. Eu estava conseguindo seguir essa rotina porque estudava para concurso público há 1 ano, tinha “falhado” em dois concursos e já estava um pouco calejado, mas caso contrário, se você quiser dar uma de Superman e quiser estudar de início uma grande carga horária, vou lhe dizer o que vai acontecer.

Primeiro dia você vai conseguir bater a meta, sei lá, umas 8 horas por dia (com distrações enormes). Segundo dia vai atingir 5 horas de estudo, terceiro ou quarto dia você vai tomar uma porrada tão forte que vai ficar traumatizado e não vai querer mais estudar e isso meus amigos, é o que acontece com a maioria das pessoas, então siga o conselho deste jovem que está começando a viver, mas conseguiu atingir um grande objetivo em sua vida. Comece pelo básico, pelo simples, faça o simples que dá certo e acredite na técnica. Inicie tendo como meta estudar 1 hora e meia por dia e meia hora de exercícios do assunto que você estudou, faça isso sem falhar todos os dias durante 2 semanas e sem distrações durante o estudo. Depois vai aumentando gradativamente a carga horária a resolvendo uma maior quantidade de questões.

 O que ME (o atual sargento que vos escreve esse atual texto) fazia querer estudar mais, fora alguns motivos ainda maiores que irei relatar ao longo desse blog, era quando chegava o dia de domingo ao qual fazia o simulado e minha pontuação era cada vez maior, isso me fazia querer encarar mais uma semana de estudos insanos que com o passar do tempo você fica viciado na evolução, em ter um sentimento de conquista. Meus amigos, esse sentimento de vitória, o gosto e a fissura de vencer vão se intensificar ainda mais nos CAMPOS aos quais ocorrem regularmente durante seus dois anos de formação, você vai escutar sobre esses exercícios de longa duração com muita frequência por aqui, entendendo melhor o que é e porque ELES foram marcos bastante significantes na minha vida, tanto na vida profissional quanto na minha vida pessoal. É o lugar onde você evolui, onde passa a se importar mais com o seu companheiro do que com você mesmo (isso se você for uma pessoa de boa índole).

Para a ESA é de extrema importância que você siga os próprios livros que o edital de cada disciplina indica, a prova é baseada em cima daqueles livros. Imprima o edital verticalizado (edital com apenas as matérias e os assuntos que vão cair) e vai riscando os assuntos que você já estudou. Na época eu não tinha comprado nenhum curso, estudava pelas aulas gratuitas achadas no Youtube e não conseguia encontrar exercícios facilmente, então o macete que encontrei e recomendo é que após resolver uma boa lista de questões, guarde o link em uma página do Word, divida pelas disciplinas, e quando estiver faltando cerca de 1 mês para o concurso, pare de estudar, entre em todos esses links resolvendo todas as questões do ano todo que você estudou e relembre de tudo. No próximo post vou retomar novamente a falar sobre a rotina de estudos... aguarde.

Solta o play

bottom of page